OP Digital do Município de Porto Alegre

Voltar

Reabertura do Hospital Parque Belém

Rosa Conselheira Rosa Conselheira  •  25/07/2019  •    Nenhum comentário
Hospital
Hospital

Código da proposta: POA-2019-07-42

O Hospital Parque Belém atuava nas áreas de clínica médica, cirúrgica, psiquiátrica e dependência química, O Hospital sempre foi referência na área da neurologia.

Você concorda com a reabertura do Hospital Parque Belém?

HISTORICO

O Hospital Sanatório Belém foi criado por um grupo de médicos tisiologistas que, em janeiro de 1934, tinham se reunido no antigo Teatro Coliseu, em Porto Alegre, para discutir a proposta de edificar um hospital capaz de tratar pacientes tuberculosos.[1]

Houve uma grande mobilização da comunidade porto-alegrense e gaúcha, pois, na época, muitas pessoas foram acometidas pela tuberculose, alcunhada de "peste branca". A fim de arrecadar fundos, criou-se o Clube dos Jacarés, que promovia almoços beneficentes, churrascos, chás, jogos de futebol e rifas. O clube contou com o apoio e a presença do general Manoel Vargas, pai do então presidente da República Getúlio Vargas. Os primeiros donativos vieram da Legião da Caridade, seguidos pelas doações das Colônias Israelitas, Alemãs, Italianas e pela Sociedade Austríaca, entre outras organizações. O grande benfeitor do hospital foi o jornal Correio do Povo, ao qual se juntaram depois o Diário de Notícias, a Rádio Gaúcha e a Rádio Farroupilha.

Endereço: Av. Prof. Oscar Pereira, 8300 - Belém Velho, Porto Alegre - RS, 91712-320

 

Documentos (0)

Você precisa entrar ou cadastrar-se para deixar um comentário
Esta proposta não tem notificações.