Código da proposta: POA-2019-10-74
Construir ações específicas, quais sejam, a construção da “Praça do Futuro”, no espaço baldio que há em frente à E.M.E.F. Porto Novo, pois: “quem ama, respeita, cuida, protege e transforma”.
QUEM AMA, RESPEITA, CUIDA, PROTEGE E TRANSFORMA: O PROJETO LIAU NA EMEF PORTO NOVO E AS TEORIZAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA “PRAÇA DO FUTURO”
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
(Re)construir ações específicas, quais sejam, a construção da “Praça do Futuro”, no espaço baldio que há em frente à E.M.E.F. Porto Novo, pois: “quem ama, respeita, cuida, protege e transforma”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O presente projeto busca ainda a consecução dos seguintes objetivos: - Oportunizar o protagonismo juvenil sob a forma de monitoria (monitores do LIAU) - Reconhecer as especificidades do sítio do bairro Porto Novo - Reconhecer as especificidades do sítio da cidade de Porto Alegre - Reconhecer vegetais autóctones e exóticos do/ no bairro Porto Novo - Reconhecer a vegetação da cidade de Porto Alegre - Reconhecer a altimetria do bairro Porto Novo - Reconhecer o relevo da cidade de Porto Alegre - Reconhecer o microclima do bairro Porto Novo - Reconhecer o clima da cidade de Porto Alegre - Reconhecer os arroios da região do entorno do bairro Porto Nono - Reconhecer a hidrografia da cidade de Porto Alegre - Relacionar clima e vegetação - Relacionar relevo e hidrografia - Planejar os espaços da E.M.E.F. Porto Novo - Ler o Atlas Ambienta da Cidade de Porto Alegre - Discutir os problemas ambientais da capital gaúcha - Conceituar lago: estudo de caso do Guaíba - Descrever a paisagem do bairro Porto Novo - Descrever a paisagem da cidade de Porto Alegre - Discutir o “problema” ou a “solução” do lixo em Porto Alegre - Julgar ações relacionadas com o ambiente do/ no bairro Porto Novo - Julgar ações relacionadas com o ambiente de Porto Alegre - Propor soluções para questões ambientais locais (bairro/ cidade) e globais (país/ continente/ planeta) - Narrar aspectos do ambiente natural local (bairro/ cidade) e global (país/ continente/ planeta) - Descrever aspectos do ambiente natural local (bairro/ cidade) e global (país/ continente/ planeta) - Desenhar aspectos do ambiente natural local (bairro/ cidade) e global (país/ continente/ planeta) - Esboçar aspectos do ambiente natural local (bairro/ cidade) e global (país/ continente/ planeta) - Formar alunos monitores para serem multiplicadores da Educação Ambiental (re)construída ao longo do projeto LIAU - Divulgar as produções dos estudantes na Redes Sociais da Internet (Blog's, Facebook, Twitter, etc.).