OP Digital do Município de Porto Alegre

MobiliPOA - Plano de Mobilidade

A Prefeitura de Porto Alegre está elaborando seu novo Plano de Mobilidade e quer saber mais sobre como você se desloca na cidade, especialmente utilizando o transporte público. Sua opinião vai nos ajudar a diagnosticar os problemas que a nossa cidade tem enfrentado, o que é fundamental para que possamos propor soluções mais eficazes e duradouras.

Para acessar esta votação, você precisa entrar no OP Digital.

Mais informações

O Plano de Mobilidade é o documento que organiza e disciplina os diferentes modais de transporte e circulação da nossa cidade. É a partir dele que a Prefeitura faz a gestão da locomoção da sua população, buscando construir espaços para todos - pedestres, motoristas, ônibus, lotações, bicicletas. Promover a primeira consulta pública do OP Digital com esse tema, portanto, contempla que Porto Alegre fez por participar mais da gestão da nossa cidade, expressando sua opinião através do voto e, portanto, do exercício da cidadania. Mais informações sobre essa iniciativa podem ser consultadas no site https://prefeitura.poa.br/smim/projetos/plano-de-mobilidade-urbana.

Para deixar um comentário, você precisa entrar no OP Digital.
  • Bruno Mossmann
    Bruno Mossmann  • 13/08/2018 09:01:25

    A qualificação do transporte público em POA passa por algumas mudanças simples:
    1 - Desburocratização da obtenção do Tri (hoje é exigido comprovante de residência mesmo pro PA (???))
    2 - Monitoramento por GPS de rotas e horários, com integração no GoogleMaps, por exemplo
    3 - Integração com todos os modais: trens, catamarã e linhas metropolitanas.
    4 - Ampliar a recarga pela internet e possibilitar a recarga em pontos de comércio, principais estações e bancas de jornal
    5 - Disponibilizar opções de passe diário, passe de final de semana (3 dias), semanal, mensal, semestral e anual com desconto progressivo para os maiores períodos
    6 - Tornar obrigatório o uso do cartão em todos os meios de transporte coletivo (evitar a concentração de valores nos ônibus e diminuir o lucro dos assaltos)
    7 - Subsidiar o valor das passagens dos meios de transporte coletivo para todos, incentivando o uso

    13 votos  |  Eu concordo 13 Eu discordo 0
    Nenhuma resposta
  • Antonio Bertaco
    Antonio Bertaco  • 25/09/2018 14:22:58

    Implantar Lotação Circular Centro Bairro via Oscar Pereira, Estrada do Santuário, Estrada das Furnas, João Passuelo, Vicente Monteggia, Campos Velho, Icaraí, Pe Cacique, Borges de Medeiros, Centro.

    Nenhuma resposta
  • Pedro Santos Coelho de Souza
    Pedro Santos Coelho de Souza  • 20/08/2018 17:04:36

    Preço da passagem justo, sem cobrar a segunda passagem (se tenho que pegar dois ônibus não é por culpa minha, é culpa da linha que não atende meu trajeto).
    além disso ampliar o número de ciclofaixas e opções de bike-poa para além do centro.

    Nenhuma resposta
  • Lucas Torres
    Lucas Torres  • 07/08/2018 16:52:16

    Ótima iniciativa! Nessa primeira experiência achei vaga a minha participação. Sentiria uma participação mais efetiva ao compartilhar os problemas que vejo no transporte público (e privado) e minha opinião sobre como melhorar.

    Nenhuma resposta
  • Diego Altieri da Silveira
    Diego Altieri da Silveira  • 03/09/2018 18:55:13

    Pensar a mobilidade de Porto Alegre apenas com base na avaliação do transporte coletivo não é o suficiente. Além do transporte público, a prefeitura deveria proporcionar melhor acesso cicloviário ao centro da cidade, melhorar a mobilidade nas calçadas e criar mais corredores de ônibus, em especial na saída e chegada do centro da cidade.

    Nenhuma resposta
  • Emerson dos Santos Silva
    Emerson dos Santos Silva  • 30/08/2018 20:05:12

    Achei a pesquisa muito rasa. Na pergunta "Das opções abaixo, qual faria você deixar seu carro em casa e utilizar o transporte público?" acredito que precisaríamos selecionar mais opções, devido a má qualidade do transporte. Acredito também que a falta de microacessibilidade das estações e a falta de integração entre os diversos modais é um dos pontos a serem refletidos neste plano, uma vez que isto implica diretamente como impulso para as pessoas optarem pelo transporte público e para otimizar o serviço.

    Nenhuma resposta