A Prefeitura de Porto Alegre está elaborando seu novo Plano de Mobilidade e quer saber mais sobre como você se desloca na cidade, especialmente utilizando o transporte público. Sua opinião vai nos ajudar a diagnosticar os problemas que a nossa cidade tem enfrentado, o que é fundamental para que possamos propor soluções mais eficazes e duradouras.
A qualificação do transporte público em POA passa por algumas mudanças simples:
1 - Desburocratização da obtenção do Tri (hoje é exigido comprovante de residência mesmo pro PA (???))
2 - Monitoramento por GPS de rotas e horários, com integração no GoogleMaps, por exemplo
3 - Integração com todos os modais: trens, catamarã e linhas metropolitanas.
4 - Ampliar a recarga pela internet e possibilitar a recarga em pontos de comércio, principais estações e bancas de jornal
5 - Disponibilizar opções de passe diário, passe de final de semana (3 dias), semanal, mensal, semestral e anual com desconto progressivo para os maiores períodos
6 - Tornar obrigatório o uso do cartão em todos os meios de transporte coletivo (evitar a concentração de valores nos ônibus e diminuir o lucro dos assaltos)
7 - Subsidiar o valor das passagens dos meios de transporte coletivo para todos, incentivando o uso
A última opção deveria permitir múltipla escolha!
Excelente ferramenta e com as observações dos eleitores creio que melhorará ainda mais este software .
Implantar Lotação Circular Centro Bairro via Oscar Pereira, Estrada do Santuário, Estrada das Furnas, João Passuelo, Vicente Monteggia, Campos Velho, Icaraí, Pe Cacique, Borges de Medeiros, Centro.
A última opção deveria ser de múltipla resposta; acredito que ideal seria o mínimo três (03) fatores.
faltou aquela perguntinha básica de qual o percentual do salario gasto mensalmente com transporte
Preço da passagem justo, sem cobrar a segunda passagem (se tenho que pegar dois ônibus não é por culpa minha, é culpa da linha que não atende meu trajeto).
além disso ampliar o número de ciclofaixas e opções de bike-poa para além do centro.
Ótima iniciativa! Nessa primeira experiência achei vaga a minha participação. Sentiria uma participação mais efetiva ao compartilhar os problemas que vejo no transporte público (e privado) e minha opinião sobre como melhorar.
Pensar a mobilidade de Porto Alegre apenas com base na avaliação do transporte coletivo não é o suficiente. Além do transporte público, a prefeitura deveria proporcionar melhor acesso cicloviário ao centro da cidade, melhorar a mobilidade nas calçadas e criar mais corredores de ônibus, em especial na saída e chegada do centro da cidade.
Achei a pesquisa muito rasa. Na pergunta "Das opções abaixo, qual faria você deixar seu carro em casa e utilizar o transporte público?" acredito que precisaríamos selecionar mais opções, devido a má qualidade do transporte. Acredito também que a falta de microacessibilidade das estações e a falta de integração entre os diversos modais é um dos pontos a serem refletidos neste plano, uma vez que isto implica diretamente como impulso para as pessoas optarem pelo transporte público e para otimizar o serviço.